Descrição

FAÇA UM TOUR VIRTUAL NO APARTAMENTO 

Para visualizar em tela cheia dê um duplo clique ou acesse o Tour Virtual

 

Projeto: Fabiano Ravaglia

Colaboração: Guelba Paiva

Ano: 2019

Área: 45m²

Fotos: SC Studio

 

Apartamento localizado no Leme, no Rio de Janeiro, um projeto com cores e grafismos inspirados no Movimento Memphis.

Memphis foi movimento artístico que começou em 1981 em Milão, Itália, pelo designer Ettore Sottsass que fundou o Memphis Group com outros designers e arquitetos como uma reação contra o status quo. O modernismo dos meados dos anos 50/60 do século passado e o minimalismo dos anos 70 eram sobre estrutura e linhas retas. Para combater isso, Sottsass centrou o pensamento do grupo em torno de “radical, engraçado e ultrajante” – desconsiderando o que era o “bom gosto” na época. As figuras geométricas do Art Deco, a paleta de cores da Pop Art e o kitsch dos anos 50 inspiraram sua estética incomum.

Uma sala de Jantar/Estar/Home Office recebe sofá modular e mesas de apoio que proporcionam maior flexibilidade ao ambiente, estantes modulares para decoração e mesa de centro com desenho nosso. Já  a sala de jantar recebe mesa amorfa para proporcionar mais dinamismo ao ambiente, com sofá/ estante modular e espelho que auxilia na ampliação do espaço.

A cozinha integrada  é uma caixa de madeira que delimita o espaço, assim como uma transição do piso de taco com piso porcelanato cortados no mesmo formato. Ilha curva é uma proposta diferenciada, assim como forração da bancada e armário inferior no mesmo material. Calha embutida para horta e acessórios deixa tudo a mão assim como também armário superior com portas em vidro canelado.

O acesso ao quarto se dá por uma ampla porta camarão que integra o espaço com a sala no dia-a-dia. A marcenaria foi pensada de modo a “cariocalizar” o conceito Memphis, adicionando grafismo através do material em palhinha que além de manter o armário ventilado, é a cara do Rio. Mobiliários leves complementam o ambiente. Papel de parede todo com grafisco de formigas complementa a decoração inusitada com cabeceira sob medida. O nosso cuidado na decoração se estende até a escolha do duvet, que segue a temática Memphis.

Por fim, o banheiro suíte com arestas e rejuntes bem marcados, mais uma vez usamos o grafismo como elemento decorativo. Paredes revestidas em textura cimenticia rosa seco em contraste com as cerâmicas 10x10cm. Piso e bancada em porcelanato, louças e metais acabamento preto fosco e teto com iluminação difusa em tela tensionada.

 

Serviços

“Arquitetura, Interiores, Light Design, Decoração”

Info