Descrição

Projeto e Obra: Fabiano Ravaglia e Vinícius Philot

Fotos: Edson Ferreira

Ano: 2012

Morar de forma compacta vem se tornando uma tendência mundial, mas nem sempre imóveis com layout reduzido e completamente integrados funcionam no dia a dia. Este foi o caso desse flat de apenas 45 m², localizado em Copacabana, no Rio de Janeiro. Pensando em receber os amigos em casa, a jovem proprietária queria poder separar totalmente os ambientes quando fosse preciso e assim manter a sua privacidade. Para atender o seu desejo, precisamos solucionar esse dilema de forma inteligente e menos impactante possível.

Ao invés de setorizarmos de fato os ambientes, resolvemos apostar na integração parcial, separando as áreas sociais do quarto e do closet. Depois de descartarmos as portas de correr, portas camarão e até mesmo uma estante com televisão giratória como possíveis maneiras de promover o fechamento do dormitório, apostamos em algo mais simples e prático: uma cortina de tecido sanfonado presa por um sistema de trilhos embutidos, que desaparece quase por completo quando recolhida.

A luminosidade também era uma questão importante para esse projeto que buscava manter a sensação de amplitude dos espaços estruturalmente apertados. Para isso, o branco entrou em cena, utilizado nas paredes e pisos aos detalhes do décor e mobiliários. Quebrando o clima total white, a parede da sala de jantar foi revestida com porcelanato de textura de mosaico em tons de amarelo, aquecendo e conferindo personalidade aos ambientes.

Serviços

“arquitetura, reforma, interiores, light design, decoração”

Info