Descrição

Tipo: Concurso Público Nacional de Arquitetura

Status: Proposta Premiada

Ano: 2010

Autoria: Armando Mendes, Gabriel  Mendes, João Duayer, Daniel Araujo, Evelyn Sawamura, Thiago Tavares, Gerônimo Leitão, Antônio Navarro, Mario Queiroz, Andrea Carneiro, Andre Batista, Vinicius Philot, Fabiano Ravaglia, Jonas Delecave, Guilherme Burmester, Rui Roncha, Pedro de Sousa, Eloisa Araujo, Rosângela Cavallizzi

As favelas constituem um fenômeno urbano contemporâneo associado aos processos de segregação sócio-espacial impostos pelo crescimento descontrolado das grandes cidades e pela ausência de mecanismos de redistribuição da riqueza que garantam o acesso à moradia para as camadas mais pobres da população. No Rio de Janeiro, as favelas, encontram-se fortemente incorporadas à paisagem urbana, representando uma das mais graves questões sociais enfrentadas pela cidade.

Nos últimos cem anos, as favelas ocuparam diferentes lugares, tanto na estrutura física da cidade, como na dimensão simbólica de seus habitantes. Em um primeiro momento, as favelas eram vistas como um fenômeno transitório, cuja erradicação seria um processo natural do desenvolvimento da cidade.
Posteriormente, nas décadas de 1960 e 1970, as favelas passaram a ser compreendidas como assentamentos “subnormais”, sendo sua erradicação promovida ativamente pelo Estado, através de políticas de remoção e da transferência de sua população para conjuntos habitacionais periféricos.
Com o processo de redemocratização, em meados da década de 1980, a favelas começaram a conquistar sua legitimidade enquanto forma de moradia. Assim, e com o reconhecimento da “dívida social existente junto às comunidades faveladas”, se iniciaram ações do poder público objetivando a qualificação desses espaços, com a implementação de projetos de urbanização, promovidos pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pelo Governo do Estado. Na década seguinte, o Plano Diretor de 1992 consolida essa nova compreensão sobre a necessária integração da favela à cidade oficial, tanto física quanto socialmente, originando, em 1994, o Programa Favela-Bairro.
Para a implantação de um projeto de urbanização nas três tipologias de favelas apresentadas pelo Morar Carioca, o grau de dificuldade é muito semelhante devido a um conjunto de fatores comuns, tais como: a precariedade das moradias – com graves problemas de salubridade; a malha viária irregular – comprometendo a acessibilidade e a integração com o entorno; a ausência, parcial ou total, de infra-estrutura de saneamento básico, bem como de equipamentos comunitários; e, por último, a situação irregular da propriedade fundiária. Contudo, as soluções de projeto para as três tipologias de favela deverão considerar aspectos particulares, associados à densidade populacional, às características topográficas do sítio, sua relação com o entorno e estágios de consolidação.

O Plano Geral de Intervenções, a partir dos seus conceitos, diretrizes e proposições gerais apresenta-se alicerçado em cinco eixos, abaixo relacionados, que terão no Trabalho Social seu princípio de implementação.

1. Integração Urbana: acessibilidade e mobilidade
2. Salubridade do ambiente urbano: infra-estrutura de saneamento básico
3. Habitação: construindo a moradia saudável em base sustentável
4. Equipamentos comunitários e tratamento de espaços públicos: introduzindo o
conceito de sustentabilidade
5. Urbanismo e convivência

A partir de uma visão integrada e integral, o diálogo proposto pelos cinco eixos acima apresentados, proporciona uma leitura multidisciplinar ao projeto urbano. Desta forma e face à baixa condição de moradia da maioria dos assentamentos populares, assim como, do baixo nível de renda e de oportunidades de trabalho, o projeto propõe que os vetores “moradia digna” e “crescimento sócio-econômico” sejam o foco de um processo de planejamento e elejam o Trabalho Social como princípio na implementação da urbanização dos assentamentos populares.

Serviços

“concurso, urbanização de favelas, planejamento urbano, diretrizes de desenho urbano”

Info

  • + Por: Fabiano Prates Ravaglia
  • + Em: concurso