Você já desejou aquela quarto de hotel na sua casa?
No pós pandemia, muita gente começou a usufruir dos hotéis na própria cidade para viver uma experiência de sono e bem-estar. Na indústria hoteleira, o movimento do “Turismo do Sono” tem movimentado bilhões de dólares, tudo por uma necessidade de entregar para pessoas exaustas uma experiência completa de descanso.
Já ouviu falar em Turismo do Sono?
A neuroarquitetura analisa como os ambientes físicos afetam nosso bem-estar, propondo soluções que favoreçam o descanso e sensações positivas, durante o dia e a noite, até enquanto dormimos.
Após a pandemia, a indústria hoteleira, impulsionada pela procura por bem-estar, investiu em quartos projetados para restaurar o sono.
Veja dicas que a Neuroarquitetura pode indicar para reduzir o stress, a frequências de onda indesejadas, a iluminação ideal, estímulos sensoriais e muito mais.
DICA 1: CICLO CIRCADIANO
A luz natural varia de mais clara durante o dia para mais escura ao entardecer, da mesma forma que se deve considerar a iluminação do quarto para melhorar o sono.
A exposição à luz influencia o cérebro, indicando se é hora de despertar ou de permanecer acordado. Portanto, opte por uma iluminação mais suave e indireta, com controle de intensidade e uma tonalidade mais quente.
DICA 2: ESTUDO CROMÁTICO
Deixe a tonalidade quente vir dos veios da madeira ao invés de usar cores muito vibrantes como vermelho, amarelo e laranja em acabamentos e decoração e roupas de cama.
Tonalidades de verde, azul e acinzentadas tendem a reduzir a frequência cardíaca e promover sensações de relaxamento.
Encontrar esse equilíbrio é que faz o quarto se tornar aconchegante.
DICA 3: MANTENHA EQUIPAMENTOS LONGE
Enquanto dormimos, o nosso cérebro mantém uma frequência estável e mais baixa, já os aparelhos eletrônicos tendem a aumentar essa frequência, prejudicando assim o nosso descanso.
Para garantir um sono tranquilo, é recomendado manter qualquer aparelho elétrico pelo menos 40 cm de distância da cama.
Isso inclui celulares, tomadas, abajures, televisões e outros dispositivos.
DICA 4: LAYOUT
Inconscientemente, sentimos a necessidade de controlar o espaço, sendo crucial ter uma visão desimpedida de portas e janelas para aumentar a sensação de segurança e tranquilidade.
Assim, posicionar a cabeceira da cama de forma a ter vista livre para a entrada do quarto e uma visão clara da janela auxilia a acalmar essa necessidade de controle espacial.
DICA 5: MATERIAIS NATURAIS
Evite usar tecidos sintéticos ou que requerem aditivos químicos para limpeza.
Optar por materiais naturais no quarto ativa as percepções sensoriais - como o tato - e contribui para a saúde, e minimiza o uso de produtos químicos no meio ambiente.
DICA 6: INVISTA NO COLCHÃO
Todos desejam a sensação de uma cama de hotel, não é verdade? É crucial investir em um colchão adequado às suas necessidades físicas. Se tiver alguma patologia, é recomendável consultar um médico para orientação sobre o tipo de material ideal.
Para replicar o conforto de uma cama de hotel, além do colchão, o pillow top oferece um conforto adicional.
Não se esqueça de escolher uma boa roupa de cama e também travesseiros que se ajustem à altura desejada.
DICAS EXTRAS IMPORTANTES!
Uma boa noite de sono proporciona vários benefícios:
. Produz o hormônio do sono, a Melatonina, que regula o ciclo sono vigília, que é influenciado pelo ritmo circadiano;
. Auxilia na redução do stress;
. Melhora o humor;
. Melhora a memória (permite que o cérebro processe melhor novas experiências e conhecimentos);
. Melhora o raciocínio (cognição, atenção e tomada de decisão) e
. Ajuda o sistema imunológico a combater infecções.