“Ilusão de Ótica” é o espaço de estreia na CASACOR RIO com design contemporâneo e algumas surpresas.
- projeto Fabiano Ravaglia
- ano 2023
- área 60m²
- fotos André Nazareth
- serviços Interiores, Decoração, Projeto Comercial
Para a estreia na CASACOR RIO 2023, desenvolvemos um novo conceito de ótica para a marca Gustavo Eyewear em uma estrutura modular de container inserido no jardim preservado do Instituto Brando Barbosa, em plena mata atlântica do bairro Jardim Botânico.
No intuito de fazer um trocadilho com a palavra ótica, iniciamos a criação do projeto comercial para a CASACOR Rio 2023 pensando em “Ilusão de Ótica” em que espelhos podem ser uma maneira cativante e eficaz de atrair a atenção e envolver os clientes nas vitrines da loja. O recurso pode criar interesse visual, estimular a curiosidade e destacar suas exibições.
Aplicado a uma Mostra, trabalhar reflexões na concepção do projeto incorpora na criação a sensação de movimento, traz impacto visual e promove uma interação maior ao espaço, criando assim uma experiência visual e espacial.
A arquitetura comercial, conceituada em uma linguagem contemporânea, é criada em tonalidades neutras de maneira que os modelos coloridos da marca se destaquem, sem criar qualquer tipo de competição entre o produto e o espaço. Pelo contrário, é através dos contrastes que o projeto se destaca, seja externamente no paisagismo e mobiliário externo, como no interior, com uma estante em gradiente de cores do branco ao preto, equacionado com paredes claras e estantes suspensas iluminadas, que quebram a rigidez do espaço em composição com mesas orgânicas.
Os espelhos no projeto nos convidam a refletir sobre a nossa percepção no espaço, seja olhando para o teto, percebendo uma ilusão de ótica através da perspectiva e profundidade ou até mesmo fragmentos do entorno, nos convidando a enxergar em círculos espelhados como em grandes armações.
O acesso a loja se dá por um amplo deck com uma instalação artística inserida no paisagismo. Internamente, a estante traz ritmo e profundidade através de cores e reflexos em contraposição a leveza da marcenaria e prateleiras suspensas.
Além disso, desenhamos mesas de atendimento em formas orgânicas, que preenchem o centro do espaço, organizando de forma fluida a circulação. Nas vitrines, utilizamos totens seguindo os revestimentos utilizados no ambiente.