Cobertura em Laranjeiras ganha mais uma suíte e área de lazer completa com renovação total dos ambientes.
- projeto Fabiano Ravaglia
- ano 2023
- área 175 m²
- render Mqt. Digital
- serviços Projeto de Arquitetura, Projeto de Interiores, Gerenciamento de Obra, Decoração
Para a Cobertura Guinle foi escolhido o estilo contemporâneo, o conceito preza pelo estilo e pela simplicidade nos ambientes, bem como funcionalidade, uso de texturas, otimização para armazenamento, linhas limpas e valorização do espaço livre. Alteramos todos os revestimentos a pedido dos clientes, ampliamos áreas e até uma piscina foi instalada para aproveitar ao máximo as possibilidades de lazer do imóvel.
Com um hall de entrada comprido, utilizamos apenas um revestimento em todas as paredes e teto para dar amplitude e mimetizar as portas, para que fiquem ocultas, reduzindo ao máximo as informações.
Na sala, usamos sofá modular para aumentar a possibilidade de uso, um rack suspenso para uma sensação de leveza e amplitude, uma vez que vemos mais a área do piso, além de facilitar a limpeza. Devido as dimensões do espaço, escolher mobiliários de visual leve foi essencial para reduzir a sensação de excessos no ambiente. Desenhamos um painel que separa o corredor íntimo para dar privacidade e trazer personalidade ao projeto, através de uma releitura dos elementos de fachada do Parque Guinle.
A cozinha com bancada em U permite posicionar a área de cocção em uma bancada e área de preparo, lavagem em outra, e apoio e equipamentos em outra, podendo estar em frente a janela o cooktop ou a cuba. Na marcenaria, o branco ajuda a iluminar mais através do rebatimento da luz nas superfícies, importante nos casos de cozinha com pouca luz. Outra dica importante para uma maior amplitude é utilizar o mesmo revestimento na parede sobre a bancada, proporcionando uma sensação de continuidade da superfície. Para varanda, utilizar a vegetação por trás do sofá cria um plano de fundo que nos conecta a natureza, além de proporcionar cores e texturas. Com isso, uma zona de estar se organiza com a composição de poltronas e mesinhas de apoio. Para otimização da circulação na varanda, que é estreita, uma mesa redonda permite um melhor aproveitamento do espaço. Usar cadeiras em cordas náuticas acrescenta textura, cor e a percepção de “casa de praia”, além da durabilidade.
Nos quartos do primeiro pavimento, a suíte ficou para o filho – com bancada gamer, cama de casal e generoso armário, outro quarto foi transformado em escritório (já que o casal trabalha de home office) e por fim um quarto de hóspedes para a família, que está fora do Rio, visitar com uma certa frequência. No segundo pavimento, transformamos um quarto em suíte, com a criação de mais um banheiro, permitindo a privacidade do casal.
Nos banheiros, criamos bancadas, adicionamos revestimentos e aproveitamos algumas louças e metais. Por fim, novos armários foram desenvolvidos atendendo a necessidade de cada um.
Para a sala íntima do segundo pavimento, o conforto dita as regras, com um bom sofá em L, iluminação indireta e painéis de madeira para aquecer ainda mais o ambiente, proporcionando muito aconchego.
Por fim, a área de lazer ganhou um espaço gourmet com bancada equipada com churrasqueira e cobertura em alumínio e vidro, uma piscina que chegou pronta para instalar e usar, novo revestimento de área externa em todo o piso, criação de deck e uma área de lavanderia, que foi eliminada da cozinha para a sua ampliação.